Apresentação Realizada em 02 de Junho de 2010 para a disciplina de pós-graduação
PCS5757 – Tecnologias para Educação Virtual Interativa
Escola Politécnica da USP
Marcelo Archanjo José
Nathalia Sautchuk Patrício
Vander Carvalho
Introdução
- O objetivo deste trabalho é pesquisar as principais publicações e aplicações de Realidade Virtual e Realidade Aumentada na educação;
- Foram analisados artigos científicos publicados em periódicos, workshops, conferências e simpósios;
- Incluindo vídeos e publicações na web, não necessariamente científicos.
Motivação
Organizar informações disponíveis em diversas mídias de forma a facilitar o acesso à tecnologia.
Resultados da Pesquisa
A Reconstrução Digital de Yuangmingyuan é um projeto do Beijing Institute of Technology.
- Yuangmingyuan: jardim da dinastia chinesa Qing;
- Grande significado histórico (parque histórico aberto à visitação);
- Parcialmente destruído por guerras;
- Feito um modelo 3D do jardim original;
- Montado uma espécie de “binóculo”;
- Visão do jardim real sobreposto com objetos 3D.
RA no ensino de medicina
A University of Florida, a Northwestern University e a Medical College of Georgia fizeram conjuntamente um sistema de RA para o ensino de medicina.
- Caso de estudo: exame de mama;
- Aprendizado difícil e exigência de um professor por aluno;
- Coleta de dados da pressão e movimentos corretos com médicos;
- Boneca com sensores;
- Feedback visual com capacete “head-monted” ou projetor.
Second Life
- Second Life é um ambiente virtual multiusuário;
- Pode ser massivamente acessado;
- Interação de voz, texto e das ações dos avatares.
Magic Book
Utiliza o conceito de Marcadores e apresentação de modelo 3D, organizado na forma de livro.
Utiliza o conceito de Marcadores e apresentação de modelo 3D, organizado na forma de livro.
Construct3D
O Construct3D é um projeto do Institute of Software Technology and Interactive Systems da Vienna University of Technology.
É uma aplicação para o ensino de matemática e geometria para alunos do ensino médio e do ensino superior.
O Construct3D é um projeto do Institute of Software Technology and Interactive Systems da Vienna University of Technology.
É uma aplicação para o ensino de matemática e geometria para alunos do ensino médio e do ensino superior.
Pirâmide de Base Hexagonal
Trabalho do Professor de Matemática Guilherme Hartung
- Utiliza RA para ensinar geometria aos seus alunos do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio (Petropólis- RJ);
- Projeção de um retângulo dentro da pirâmide;
- Fez uso de uma Webcam e um marcador;
- Software gratuito como o ARtoolKit;
- Influência aos colegas professores.
Augmented Reality Kanji Learning
É um jogo educacional para o aprendizado dos símbolos Kanji
- Caracteres com significados de forma visual;
- Identificar os símbolos através de PDA com câmera de vídeo integrada;
- Rastrear as cartas para identificar os símbolos;
- Assemelha-se ao jogo de memória de cartas;
- Utilizados a biblioteca OpenGL e a ferramenta ARToolKit.
Augmented Reality and Touch Interaction
- Projeto de RA e interação pelo toque;
- Robô projetado em RA controlado pelo toque;
- Vários marcadores com funções distintas;
- Símbolos com diferentes ações.
Reconstrução 3D usando Visão Estéreo
- Sistema de código aberto para geração de modelos 3D a partir de par de imagens estéreo;
- Uso de câmeras e computadores convencionais.
código fonte:
http://sourceforge.net/projects/reconststereo/
Conclusões
RV e RA são ferramentas poderosas devido à interação com os objetos virtuais.
Existem muitas aplicações para uso na educação.
Maioria dos trabalhos vinculados ao conceito básico iniciado com o ARToolkit.
Existe espaço para aplicações de RA diferentes do conceito básico.
Referências Adicionais
A Reconstrução Digital de Yuangmingyuan é um projeto do Beijing Institute of Technology
Liu, Yue; Wang, Yongtian; Huang,Yetao. AR-View an Augmented Reality Device for Digital Reconstruction of Yuangmingyuan. Proceedings of IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality, 2009.
RA no ensino de medicina
Kotranza, Aaron; Lind, D. Scott; Pugh, Carla M.; Lok, Benjamin. Real-Time In-Situ Visual Feedback of Task Performance in Mixed. Proceedings of IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality, 2009.
Reconstrução 3D usando Visão Estéreo
José, Marcelo A.; Lopes, Roseli D. Sistema de Reconstrução 3D de Baixo Custo. Graphica’2007 - XVIII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design Graphica’07, Curitiba, PR, 2007.
José, Marcelo A. Reconstrução Tridimensional de Baixo Custo a Partir de Par de Imagens Estéreo. Dissertação de Mestrado na Escola Politécnica da USP. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-13082008-133946 , 2008
Construct3D
http://www.ims.tuwien.ac.at/research/construct3d/videos.php acessado em Junho de 2010.
Magicbook
http://www.dante-tech.com/magic_book.php acessado em Junho de 2010.
Pirâmide de Base Hexagonal
http://www.institutoclaro.org.br/observatorio/reportagens/detalhe/realidade-aumentada-e-reforca-interesse-de-alunos-em-escola-do-rio-de-janeiro acessado em Junho de 2010.
Kirner, C.; Tori, R. Introdução à Realidade Virtual, Realidade Misturada e Hiperrealidade. In: Cláudio Kirner; Romero Tori. (Ed.). Realidade Virtual: Conceitos, Tecnologia e Tendências. 1ed. São Paulo, 2004, v.1, p. 3-20
Tori, Romero; Kirner, Claudio; Siscouto, Robson. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. ISBN 85-7669-068-3 Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, 2006.
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