quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Apresentações e Aulas, qual o foco correto?

Estou fazendo um curso de apresentações, e tive um insight interessante. Tanto numa apresentação quanto numa aula (ambos bem feitos) existe dois tipos de foco que merecem destaque:

  • Foco no conteúdo

  • Foco no público

A maioria do que temos visto nas escolas, apresentações, defesas de dissertação / tese; São trabalhos desenvolvidos com o foco no conteúdo. Um pensamento como:

“Isto é muito importante eu devo falar (fazer um slide)”;

"Aquilo deu muito trabalho, eu devo falar (fazer um slide)”.

O resultado disso é o que já conhecemos. Aulas e apresentações recheadas de informações que somente quem já sabe do assunto entende.

Agora, o oposto, é o foco no público, ou seja, cada slide (ou material da aula) é pensado considerando o contexto do público. Que é conduzido pelo palestrante (ou professor) a guardar/reter um determinado conhecimento no final da palestra(ou da aula). O pensamento muda para algo como:

“Qual é a mensagem mais importante que quero transmitir, aquilo que o público (ou alunos) precisam reter?”;

“O que preciso mostrar, ilustrar, narrar, induzir, discutir, etc; para que no final o público (ou os alunos) guardem o conteúdo que quero transmitir?”.

Em resumo com o foco no público o palestrante se coloca no lugar deles para construir seu material, com o foco no conteúdo o palestrante coloca todo conteúdo possível na esperança que alguém assimile.

Um comentário:

  1. Olá Marcelo, como vai? Vpcê tem absoluta certeza. Eu e o meu grupo aqui estamos preparando um curso de atualização que tem inscritos recém formados e profissionais experientes, por isso estamos nos preocupando bastante com o enfoque que daremos ao assunto para atingirmos os dois públicos. É um aspecto de grande importância.
    Gostaria de saber mais sobre esse seu curso. PArece mto interessante. É na USP?
    Até mais, Luciana

    ResponderExcluir